Pastores assinam nota de repúdio sobre fala que comparou ações de Israel ao Holocausto

  • 20/02/2024
Pastores assinam nota de repúdio sobre fala que comparou ações de Israel ao Holocausto
Pastores assinam nota de repúdio sobre fala que comparou ações de Israel ao Holocausto (Foto: Reprodução)

O Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (Cimeb) emitiu uma nota de repúdio contra o que chamou de "fala inconsequente do Presidente Lula" referente à comparação que fez entre as operações militares de Israel em Gaza e o Holocausto.

"Nunca na história das nações democráticas vimos um presidente ou primeiro-ministro declarar tal absurdo, ao comparar o massacre cruel de mais de 6 milhões de judeus inocentes com qualquer guerra no mundo", diz a nota.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pastor Jorge Linhares (@jorgelinharesoficial)

O documento foi divulgado nesta segunda-feira (19), um dia após a entrevista concedida por Lula em um hotel em Adis Abeba, capital da Etiópia, na sequência de uma reunião da cúpula da União Africana.

A fala do presidente brasileiro repercutiu negativamente entre a comunidade evangélica com várias manifestações nas redes sociais.

A nota de repúdio do Cimeb foi assinada por renomados pastores e líderes evangélicos, entre os quais: Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo; Luiz Hermínio, do Mevam; Abe Huber, da Paz Church; Silmar Coelho, da Igreja Metodista Wesleyana; Jorge Linhares, da Igreja Batista Getsêmani; e Cláudio Duarte, do Projeto Recomeçar, entre outros.

Segundo o Cimeb, a organização de líderes reúne mais de 10.000 pastores de diversas denominações evangélicas brasileiras.

Autodefesa

O Cimeb se manifestou contrário à guerra e à morte de inocentes e chamou a ação militar de Israel em Gaza de “autodefesa”.

“O que não podemos perder em mente é que Israel é uma nação soberana, que tem direito à autodefesa, segundo as leis internacionais, por ter sido atacada em seu território pelo grupo terrorista Hamas”.

A instituição evangélica declarou ainda que “não somos a favor da guerra nem da morte de nenhum inocente, mas até agora não há uma prova de que Israel cometeu genocídio.”

E finalizou: “Lamentamos profundamente que a palavra do Presidente Lula envergonhe o Brasil diante das nações do mundo. A declaração de Lula não representa a opinião da maioria do povo brasileiro.”

Outras manifestações

Em entrevista ao Guiame, o pastor Joel Engel disse que “este foi o pior de todos os prejuízos que nossa nação já teve no decorrer de toda a história, ao ter um presidente contra a Nação Santa, a nação escolhida por Deus, a nação mais amada aqui no Brasil”.

“Todo cristão ama e respeita Israel, que é o berço da religião monoteísta e de toda a Palavra de Deus. Tudo nasceu em Israel, tudo o que nós cremos e amamos, tudo que nós respeitamos e reverenciamos está na Palavra de Deus desde a criação”, disse.

Para ele, Lula fala do que não conhece, e humilha pessoas que já morreram pela ação do Holocausto e os sobreviventes do massacre perpetrado pelo nazismo de Hitler.

Para o pastor Lamartine Posella, o discurso de Lula, que comparou Israel ao Hamas, foi “desastroso”.

Segundo o pastor da Yah Church em SP, “nós precisamos orar, porque há uma promessa de Deus, que diz ‘abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem’, e nós temos que orar e pedir a Deus perdão por essa declaração do nosso mandatário maior.”

O hebraísta Getúlio Cidade falou com exclusividade ao Guiame e classificou o discurso de Lula como “o mais deplorável e lastimoso”.

"Não se pode equiparar o assassinato sistêmico de seis milhões de judeus pela máquina nazista simplesmente porque eram judeus com a reação do Estado de Israel ao grupo terrorista do Hamas", disse.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/pastores-assinam-nota-de-repudio-sobre-fala-que-comparou-acoes-de-israel-ao-holocausto.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. Adoracao

Quezia dos Santos

top2
2. Eucleia Feliciano

Eucieia Feliciano

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes