Houthis do Iêmen atacam Israel e anunciam entrada na guerra ao lado do Hamas

  • 01/11/2023
Houthis do Iêmen atacam Israel e anunciam entrada na guerra ao lado do Hamas
Houthis do Iêmen atacam Israel e anunciam entrada na guerra ao lado do Hamas (Foto: Reprodução)

De acordo com o G1, os rebeldes Houthis do Iêmen entraram na guerra entre Israel e Hamas e assumiram a autoria de ataques com drones e mísseis contra os israelitas. 

Os Holthis fazem parte do grupo político-religioso Ansar Allah, de maioria xiita, que atua no Noroeste do Iêmen. Parte de um “Eixo de Resistência” é apoiado pelo Irã, conforme a CNN. 

O porta-voz militar Houthi, Yahya Saree, disse num comunicado televisionado que o grupo lançou um “grande número” de mísseis balísticos e drones contra Israel, e que haveria mais ataques desse tipo por vir “para ajudar os palestinos na vitória”.

Os militares israelenses disseram que o sistema de defesa aéreo chamado “Arrow” interceptou um míssil no Mar Vermelho disparado em direção ao seu território. O Arrow é um dos sistemas tecnológicos antiaéreos mais modernos do mundo. O sistema rastreia, intercepta e destrói mísseis que possam ameaçar áreas estratégicas ou centros populacionais.

Sobre os Holthis

No final da década de 1990, a família Houthi criou um movimento de revitalização religiosa da seita Zaydi do Islã Xiita, que outrora governou o Iêmen, mas que deixou o centro do Norte empobrecido e marginalizado.

À medida que aumentava o atrito com o governo, travaram uma série de guerrilhas com o exército nacional e um breve conflito fronteiriço com a potência sunita, a Arábia Saudita.

A guerra começou no final de 2014, quando Sanaa foi tomada pelos Houthis. Preocupada com a crescente influência do Irã xiita ao longo da sua fronteira, a Arábia Saudita interveio à frente de uma coligação apoiada pelo Ocidente, em março de 2015.

‘Holthis negam que são financiados pelo Irã’

Os Houthis demonstraram as suas capacidades de mísseis e drones durante a guerra do Iêmen em ataques à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos, visando instalações petrolíferas e infraestruturas vitais.

A coligação liderada pela Arábia Saudita acusa o Irã de armar, treinar e financiar os Houthis. O grupo nega ser um representante iraniano e diz que desenvolve as suas próprias armas.

Os Houthis estabeleceram o controle sobre grande parte do Norte e outros grandes centros populacionais, enquanto o governo reconhecido internacionalmente se baseou em Aden.

O Iêmen desfrutou de mais de um ano de relativa calma em meio a um esforço de paz liderado pela ONU. A Arábia Saudita tem mantido conversações com os Houthis numa tentativa de sair da guerra. Mas os ataques Houthis a Israel aumentaram os riscos de conflito para a Arábia Saudita.

‘Morte à América, Morte a Israel’

Parte de um “Eixo de Resistência” apoiado pelo Irã, os Houthis uniram-se em apoio aos palestinos desde que o Hamas atacou Israel.

Saree culpou Israel pela instabilidade no Médio Oriente, dizendo que o “círculo de conflito” na região estava se expandindo pelos seus “crimes contínuos”. Os Houthis continuariam a organizar ataques “até que a agressão israelense cesse”.

O slogan dos Houthis é “Morte à América, Morte a Israel, amaldiçoe os Judeus e vitória ao Islã”.

Vale lembrar que a população no Iêmen vive em condições sub-humanas e a nação é considerada o 3º pior lugar do mundo para quem acredita em Jesus por conta da extrema perseguição religiosa

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/houthis-do-iemen-atacam-israel-e-anunciam-entrada-na-guerra-ao-lado-do-hamas.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. Adoracao

Quezia dos Santos

top2
2. Eucleia Feliciano

Eucieia Feliciano

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes