Brasil pede que Israel cumpra “imediatamente” decisão de tribunal sobre genocídio

  • 29/01/2024
Brasil pede que Israel cumpra “imediatamente” decisão de tribunal sobre genocídio
Brasil pede que Israel cumpra “imediatamente” decisão de tribunal sobre genocídio (Foto: Reprodução)

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) solicitou a Israel o “cumprimento imediato” da decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ), emitida na última sexta-feira (26) em Haia, exigindo que Israel evite qualquer ato de genocídio e permita a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Em comunicado oficial, o Itamaraty enfatizou a natureza vinculante das medidas cautelares aprovadas no processo movido pela África do Sul.

“O governo brasileiro tem a convicção de que as medidas cautelares contribuirão para garantir o cumprimento da Convenção e a proteção dos direitos do povo palestino, bem como o necessário e imediato alívio humanitário, conduzindo à pronta cessação das hostilidades”, frisou o Ministério das Relações Exteriores.

O Brasil apoiou a África do Sul no final de dezembro, quando o país africano apresentou um recurso à corte acusando Israel de suposto genocídio.

Jerusalém, capital palestina

Em meio a pedido de liberação de cerca de 130 reféns mantidos cativos pelos terroristas do Hamas e apoio à solução de dois Estados, o Itamaraty propõe que Jerusalém Oriental seja capital palestina.

“O Brasil reitera a defesa de um Estado palestino economicamente viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, concluiu o comunicado.

A Corte Internacional de Justiça não emitiu uma declaração direta sobre a acusação central do processo, que versa sobre se a população da Faixa de Gaza está sujeita a genocídio.

O argumento principal foi que os casos de genocídio são complexos, exigindo um período considerável para uma decisão definitiva, muitas vezes se estendendo ao longo de anos.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/brasil-pede-que-israel-cumpra-imediatamente-decisao-de-tribunal-sobre-genocidio.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. Adoracao

Quezia dos Santos

top2
2. Eucleia Feliciano

Eucieia Feliciano

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes