Brasil denuncia Israel na Corte Internacional por anexação ‘ilegal’ em Gaza

  • 21/02/2024
Brasil denuncia Israel na Corte Internacional por anexação ‘ilegal’ em Gaza
Brasil denuncia Israel na Corte Internacional por anexação ‘ilegal’ em Gaza (Foto: Reprodução)

Durante uma audiência na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, na Holanda, a delegação brasileira denunciou a ocupação dos territórios palestinos por Israel, dizendo ser “ilegal e inaceitável”. 

A crítica aconteceu no âmbito de um processo anterior à guerra em Gaza, que analisa o conflito israelense-palestino, em especial a expansão de assentamentos judeus na Cisjordânia, conforme notícias do jornal O Globo. 

A CIJ representa a autoridade máxima judicial da ONU (Organização das Nações Unidas) e convocou, na terça-feira (20), vários países para opinarem sobre a ocupação israelense em territórios palestinos.

Essa política foi impulsionada pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Ainda segundo O Globo, essa ação é diferente do ‘processo de genocídio’ movido pela África do Sul no mesmo tribunal sobre o que tem acontecido em Gaza.

‘Brasil defende a solução de dois Estados’

“O Brasil espera que o tribunal reafirme que a ocupação israelense dos territórios palestinos é ilegal e viola obrigações internacionais por meio de uma série de ações e omissões de Israel”, disse a chefe da divisão da ONU no Itamaraty, Maria Clara Paula de Tusco, ao apontar para uma suposta “discriminação contra a população palestina”. 

Depois disso, a diplomata finalizou sua declaração reafirmando que o Brasil defende a solução de dois Estados para o fim da guerra, dizendo que o Estado palestino deve ser “independente, soberano e economicamente viável”. 

Além disso, Tusco disse que o território deve “coexistir com Israel em paz e segurança, dentro das fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, incluindo Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental como sua capital”. 

‘Lula não representa a opinião do povo brasileiro’

O posicionamento do Brasil contra Israel na audiência na Corte Internacional de Justiça da ONU aconteceu após a fala de Lula que comparou as ações de Israel ao Holocausto.   

“Nunca na história das nações democráticas vimos um presidente ou primeiro-ministro declarar tal absurdo, ao comparar o massacre cruel de mais de 6 milhões de judeus inocentes com qualquer guerra no mundo”, diz a nota de repúdio assinada por pastores brasileiros. 

Eles alertam que não se pode desprezar que Israel é uma nação soberana, que tem direito à autodefesa, segundo as leis internacionais, por ter sido atacada em seu território pelo grupo terrorista Hamas.

Além disso, os pastores escreveram que a opinião de Lula não representa a opinião da maioria do povo brasileiro.  

‘Bênção ou maldição’

O pastor da Yah Church em SP, Lamartine Posella, lembrou de uma promessa de Deus sobre Israel, descrita em Gênesis 12.3: “Nós precisamos orar, porque há uma promessa de Deus, que diz ‘abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem’, e nós temos que orar e pedir a Deus perdão por essa declaração do nosso mandatário maior”. 

Para o pastor o discurso de Lula foi “desastroso”. Além disso, vários outros líderes cristãos do Brasil destacaram que há uma repercussão espiritual a partir das palavras proferidas. 

Para o pastor Joel Engel, “se isso não for reparado, iremos sofrer como nação”. Ele finalizou dizendo que o povo brasileiro não se sente representado pelo atual governo, que classificou como “anticristão” e “anti-Israel”. Engel afirmou que o presidente do Brasil precisa se arrepender e pedir perdão não só a Israel, mas a Deus.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/brasil-denuncia-israel-na-corte-internacional-por-anexacao-ilegal-em-gaza.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. Adoracao

Quezia dos Santos

top2
2. Eucleia Feliciano

Eucieia Feliciano

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes