Brasil chama ação de Israel de ‘imoral’ e lidera campanha para Palestina ser membro da ONU

  • 18/03/2024
Brasil chama ação de Israel de ‘imoral’ e lidera campanha para Palestina ser membro da ONU
Brasil chama ação de Israel de ‘imoral’ e lidera campanha para Palestina ser membro da ONU (Foto: Reprodução)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classificou como “imoral” e “ilegal” a ação de Israel na Faixa de Gaza, conforme notícias da Agência Brasil. 

Em discurso na Cisjordânia, o chanceler brasileiro informou que o Brasil manterá a contribuição para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).

Enquanto isso, vários países europeus suspenderam seus financiamentos e preferem aguardar a investigação sobre os membros da agência, que são suspeitos de ajudar o Hamas contra Israel no massacre de 7 de outubro, conforme notícias da Euronews. 

“Vou dizer de forma alta e clara: é ilegal e imoral retirar o acesso das pessoas à comida e à água. É ilegal e imoral atacar operações humanitárias e quem está buscando ajuda. É ilegal e imoral impedir os doentes e feridos de assistência de saúde. É ilegal e imoral destruir hospitais, locais sagrados, cemitérios e abrigos”, disse Vieira em discurso na capital da Autoridade Palestina.

Com esse discurso, o atual governo brasileiro pretende ser líder da campanha que visa adicionar a Palestina como membro pleno das Nações Unidas, conforme a coluna de Jamil Chade, do UOL: “O acordo foi fechado numa reunião neste domingo (17) entre os chanceleres Mauro Vieira, do Brasil e o palestino Riyad Al Maliki”.

Lula causa indignação em Israel

Conforme lembrou o UOL, em 2012, a Assembleia Geral da ONU votou para dar aos palestinos o status de “membro observador” na organização, o que permite que seus diplomatas participem dos debates, mas sem direito a voto. Naquele momento, apenas nove países votaram contra, entre eles EUA e Israel.

As autoridades palestinas querem lançar um pedido formal para a adesão completa às Nações Unidas ainda em 2024, principalmente diante do risco de que a guerra em Gaza abra caminho para novas invasões de terras por parte de israelenses. 

No encontro que aconteceu no domingo (17), segundo o Itamaraty, o palestino Al Maliki mencionou “a coragem do presidente Lula na defesa da Palestina e dos palestinos”. 

Segundo Maliki, Lula “mostrou liderança, coragem, compromisso e humanismo” ao longo da atual crise em Gaza e falou de forma “forte e clara” ao descrever a situação como ela é”.

As declarações do presidente brasileiro causaram indignação por parte de Israel e foram criticadas também por uma ala das forças políticas no Brasil.

‘Brasil cruzou a linha vermelha’

O atual governo brasileiro vem sendo alvo de críticas pelo atual posicionamento contra Israel. Em fevereiro, conforme noticiou o Guiame, o Brasil denunciou Israel na Corte Internacional por anexação ilegal em Gaza. 

Antes disso, Lula comparou as ações de Israel ao Holocausto. Na ocasião, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reagiu às declarações feitas, dizendo que as palavras do presidente brasileiro foram “vergonhosas e graves”.

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha”, ele completou ao afirmar que Lula se tornou “persona non grata” em Israel, a menos que pedisse desculpas e se retratasse. 

“Persona non grata” é uma expressão latina que se traduz como “pessoa não bem-vinda” ou “pessoa indesejável”. 

Infelizmente, a fala de Lula colocou o país numa situação delicada e foi criticada por diversas nações e pelas organizações judaicas do Brasil. O grupo terrorista Hamas, no entanto, teceu elogios ao presidente brasileiro, que se recusou a pedir desculpas a Israel.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/brasil-chama-acao-de-israel-de-imoral-e-lidera-campanha-para-palestina-ser-membro-da-onu.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. Adoracao

Quezia dos Santos

top2
2. Eucleia Feliciano

Eucieia Feliciano

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes